BYD e Correios levam a eletro mobilidade para pequenas cargas
30/04/2025 - Elétricos
Com capacidade para 289 kg e baixo custo operacional, Dolphin Mini Cargo é uma aposta para descarbonizar as entregas urbanas

BYD Dolphin Mini Cargo

Em um movimento que reforça a aposta em mobilidade elétrica e produtos sustentáveis para o setor de logística, a BYD, em parceria com a Flash, desenvolveu uma versão adaptada do seu menor automóvel, intitulada Dolphin Mini Cargo especialmente para os Correios. O veículo, que acaba de ser finalizado, promete revolucionar a distribuição urbana de pequenos volumes, atendendo não apenas a estatal, mas também a outras empresas de comércio eletrônico e logística.

Bruno Paiva, diretor de Vendas da BYD
Paiva: O modelo adaptado para logística possui 289 kg de capacidade e operação até 10x mais econômica que modelos a combustão | Foto: Victor Fagarassi

Bruno Paiva, diretor de Vendas da BYD, revela os detalhes do projeto em entrevista exclusiva: “Esse é o carro que estamos desenvolvendo em parceria com os Correios. A transformação foi feita pela Flash, que adaptou o veículo para o transporte de carga, mantendo a mesma plataforma do Dolphin“, explica. A capacidade do compartimento de carga do modelo é de 2,1 m³ de volume e 289 kg de carga, ideal para entregas rápidas de empresas como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza.

Apesar de ter sido criado inicialmente para atender aos Correios, o Dolphin Mini Cargo já desperta interesse em outros setores. “Já temos um veículo vendido para uma operadora de fibra ótica, que incluiu um rack no teto para transportar escadas e equipamentos de manutenção“, comenta Paiva. A flexibilidade do design permite personalizações conforme a necessidade do cliente, incluindo prateleiras internas e acessos laterais que facilitam o carregamento.

A parceria com os Correios, no entanto, segue um caminho estratégico. “Eles demandaram um teste para homologação. Agora, após a aprovação inicial, o veículo será submetido a operações reais. Se aprovado, partiremos para negociações e licitações“, detalha o executivo.

Um dos grandes atrativos do modelo é o baixo custo operacional. “Um carro como esse tem um gasto equivalente de combustível de apenas R$ 0,09 por quilômetro rodado, algo incomparável com um veículo a combustão“, destaca Paiva. O preço de aquisição, incluindo a transformação, varia entre R$ 118 mil e R$ 120 mil.

BYD Dolphin Mini Cargo

As portas laterais do BYD Dolphin Mini foram mantidas na versão Cargo, permitindo a manipulação dos pacotes pelos lados e pela traseira do modelo. | Fotos: Victor Fagarassi

Caminhões

Enquanto o Dolphin Mini Cargo se prepara para os testes nos Correios, a BYD já mira o próximo passo, que contempla o caminhão elétrico T5, que deve entrar em cena para operações de carga mais robustas. “Temos um T5 em testes em Curitiba com baú frigorífico, voltado para clientes do agronegócio e farmacêutico“, adianta Paiva.

E as novidades não param por aí. A BYD prepara a chegada do T23, um caminhão voltado para o mercado de bebidas, atualmente em fase de homologação. “Assim que estiver pronto, teremos novidades exclusivas“, finaliza o diretor.