A Swap, fintech especializada em Banking as a Service (BaaS), acaba de lançar uma nova solução para o mercado de fretes e frotas, que promete transformar a forma como empresas, motoristas e frotistas gerenciam despesas, reembolsos e pagamentos. A plataforma permite o controle integrado de combustível, pedágios, alimentação e outros gastos operacionais, além de oferecer a possibilidade de emissão de cartões personalizados com a marca das transportadoras.
A solução da Swap integra serviços bancários diretamente nos sistemas das empresas de logística, eliminando processos manuais e aumentando a eficiência. Além disso, as transportadoras podem emitir cartões com sua própria marca para caminhoneiros autônomos cadastrados, criando uma nova fonte de receita a cada transação realizada.
“Nossa tecnologia permite que operadores logísticos transformem custos em oportunidades de negócio, gerando valor tanto para a empresa quanto para os motoristas. Esse é o futuro da logística: mais eficiente, conectada e financeiramente inteligente”, afirma Ury Rappaport, Chief Revenue Officer da Swap.
Atualmente, o mercado brasileiro de transporte e logística é estimado em mais de R$ 940 bilhões para 2025, com projeção de alcançar crescimento de R$ 1,2 trilhões até 2029. Segundo dados da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), apenas em 2024, o Brasil registrou um aumento de 6,6% no volume de fretes em comparação ao ano anterior.
Inclusão financeira para caminhoneiros
A solução também promove bancarização no setor, onde cerca de 30% dos caminhoneiros autônomos ainda não possuem conta bancária, segundo pesquisa da Telerisco e Roadcard (2022). Com os cartões Swap, esses profissionais ganham acesso a serviços financeiros formais, reduzindo a dependência de métodos informais como a carta-frete, que dificulta a comprovação de renda.
A Swap também enxerga oportunidades em outros países da região, como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, onde o setor de transporte está em rápida transformação digital. A empresa busca levar soluções seguras e acessíveis para motoristas e empresas de logística em toda a América Latina.