Volksbus lançará dois novos elétricos na Lat.Bus 2026
10/06/2026 - Elétricos
Os novos elétricos atenderão aos mercados de mobilidade urbana e de fretamento, ambos com piso alto. Modelo e-Volksbus 22H e e-Volksbus 18H usam a base do e-Volksbus 22L

e-Volksbus 22H

Os próximos lançamentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus são os elétricos e-Volksbus 22H e e-Volksbus 18H, ambos com piso alto e que serão apresentados oficialmente na Lat.Bus 2026, que ocorrerá de 11 a 13 de agosto, em São Paulo. Ambos os modelos compartilham a mesma arquitetura técnica conhecida do e-Volksbus 22L de piso baixo, com máximo aproveitamento de componentes.

De acordo com o diretor de Vendas de Ônibus, Jorge Carrer, o e-Volksbus 22H é um chassi piso alto destinado especialmente a corredores BRT e cidades com plataforma elevada de embarque, atendendo à categoria Padron e com capacidade para transportar até 82 passageiros entre sentados e em pé, sendo a solução técnica para mercados como Curitiba, onde o embarque é feito em tubos que exigem veículos com piso elevado, por exemplo.

Sobre o e-Volksbus 18H, por sua vez, o executivo explica que o modelo foi desenvolvido para aplicações de fretamento, um segmento tradicionalmente atendido por chassis com motor dianteiro ou traseiro, e recebeu adequações técnicas específicas para essa finalidade, incluindo uma relação de eixo mais longa, pneus que suportam velocidades mais altas e um controle de peso que permite rodar com velocidade superior.

Ficha técnica

Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO
Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO | Foto: Divulgação

A ficha técnica dos novos e-Volksbus 22H e 18H é detalhada e reflete a engenharia desenvolvida em Resende. Ambos os chassis são equipados com motor elétrico de 280 kW, o mesmo utilizado no e-Volksbus 22L, e contam com baterias de lítio-fosfato de ferro (LFP). A configuração padrão inclui 12 packs de baterias, proporcionando autonomia de até 250 quilômetros para operações urbanas e de fretamento, com uma versão opcional de oito packs que entrega autonomia de até 200 quilômetros.

O sistema de baterias é instalado abaixo do piso, o que diminui a altura do centro de gravidade e confere estabilidade à condução, característica especialmente valorizada na versão de fretamento. A capacidade total de armazenamento é de 385 kWh na configuração com 12 packs.

Uma das inovações técnicas mais relevantes é a opção de instalação de dois plugs de carregamento no padrão CCS2, recurso que reduz o tempo de recarga praticamente pela metade, alcançando uma média de uma hora e 30 minutos para recarga completa, em comparação com o tempo convencional de aproximadamente três horas com um único plug.

O trem de força e os demais componentes repetem as configurações do e-Volksbus 22L. A suspensão ativa e os sistemas de segurança ativa são de série em toda a linha, incluindo controle de estabilidade, controle de tração, auxílio de partida em rampa e controle de fechamento de portas.

Painel digital

Novo painel digital para a linha Volksbus
Novo painel digital para a linha Volksbus | Foto: Divulgação

Além dos lançamentos elétricos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentará na Lat.Bus outra novidade tecnológica que abrange toda a família Volksbus. Se trata do painel 100% digital, que estará disponível como opcional a partir de janeiro de 2027 para todos os modelos de ônibus da marca, após já ter sido introduzido em algumas linhas de caminhões.

O novo cockpit digital conta com uma tela de 10 polegadas e oferece mais de 80 funcionalidades personalizáveis, com navegação intuitiva que permite ao motorista extrair melhor desempenho, consumo de combustível e acompanhamento de indicadores, enquanto os gestores de frota podem obter informações detalhadas sobre a condução dos operadores.