Fever Mobilidade leva a logística urbana às comunidades
24/04/2024 - Destaque
Marca do Grupo Le Monde para a eletromobilidade apresenta triciclos elétricos de carga para a distribuição em vias estreitas

Fever FR 250

O Grupo Le Monde, que possui mais de 60 anos de atuação no mercado automotivo por meio de concessionárias (Mitsubishi, Volkswagen, Citröen, Honda, Localiza, Volkswagen Caminhões e Ônibus) distribuídas pelo país, fundou a Fever Mobilidade. A nova empresa apresenta seus triciclos de carga como soluções em logística e mobilidade urbana sustentáveis. Os veículos elétricos são de origem chinesa e possuem alto grau de tecnologia.

Füchter: veículos podem circular em áreas com restrições às dimensões, como nas comunidades em que os serviços de entregas não chegam.

Não tem nada a ver e não devem ser confundidos com os tuk-tuk, muito comuns em mercados como os da Índia e em países do Sudeste Asiático. Os triciclos da Fever possuem acabamento voltado para o conforto, a segurança e a produtividade dos condutores. Se tratam de produtos testados lá fora e adaptados para a realidade do Brasil. Estamos falando de uma Scooter de carga totalmente desenhada e pensada para ser um produto eficiente na logística urbana. Temos toda uma rede de proteção ao cliente que torna o negócio seguro para todos”, explica Nelson Füchter Filho, CEO da Fever Mobilidade.

Segundo o executivo, a ideia de trazer para o Brasil soluções em logística sustentável focadas no chamado último quilômetro visa atender, sobretudo, as pequenas e médias empresas (PMEs), diferentemente da estratégia da maioria das empresas fornecedoras de produtos para a eletromobilidade, que tem focado nos grandes embarcadores e operadores logísticos que precisam cumprir com seus compromissos voltados para a descarbonização de suas operações.

Eu acho que muitas empresas possuem muito compromisso e pouco comprometimento. Elas falam de ESG, mas quase não praticam o que objetivam. Portanto, se a gente montasse um drive de negócio pensando só neste público alvo, com certeza não teria sucesso e ficaria na mão de poucos players. São 20 milhões de CNPJs no Brasil e 85% disso são micros e pequenas empresas. Estamos de olho, sobretudo, neste mercado de entrada que não vem sendo contemplado pela eletromobilidade. Mas, sim, também podemos atender as empresas que desejam descarbonizar suas frotas”, analisa o executivo.

O Grupo Le Monde já comercializou mais de meio milhão de veículos ao longo das três gerações da família à frente dos negócios. “Entendemos, ao longo da jornada, que precisávamos de algo que revigorasse o modelo empresarial e que passasse por uma proposta de valor diferente para o cliente, não só reverberando o que as montadoras tradicionais fazem. Portanto, eu e meu sócio (Jacinto Silveira) nos conectamos com dois fornecedores chineses e um italiano para trazer para o Brasil veículos comerciais leves 100% elétricos e 100% conectados, com soluções que começam com 110 kg até 6 toneladas. No caso dos modelos mais pesados, trabalharemos com a marca Fever Alkè”, explica Füchter.

A engenharia nacional da Fever Mobilidade indicou algumas alterações à fabricante chinesa para a tropicalização dos triciclos, como nos pneus, na calibragem de suspensão e na autonomia (de 75 km a 110 km), tipos de carroceria, entre outros detalhes.

Estrutura própria

Hoje, a Fever está presente em 17 cidades distribuídas por 12 estados. Até o final do ano, essa rede será formada composta por 35 cidades em 17 estados. Cidades como Santos, Rio de Janeiro, Maceió e Belém, por exemplo, possuem revendas exclusivas da marca, enquanto outras praças compartilham a estrutura com outras marcas distribuídas pelo Grupo Le Monde. Em complemento à rede de concessionárias, que atualmente comercializam os produtos Fever, a rede Bosch Car Service, formada por mais de 3.500 pontos no Brasil, também está certificada para a execução dos serviços de manutenção.

Com relação ao estoque e disponibilidade de peças, a responsabilidade é da Ferver, que opera o seu próprio Centro de Distribuição (CD) junto com sua matriz, em Florianópolis (SC). “Os nossos triciclos têm cerca de 450 itens ante uns 15 mil itens de um automóvel a combustão e de 5 mil a 6 mil itens em uma motocicleta de baixa cilindrada. Atualmente, podemos suprir as necessidades de manutenção em três dias, no máximo, para as regiões mais distantes da nossa base. Entregamos peças em 24h nas regiões Sudeste e Sul. Por ser elétrico, os danos costumam ser arranhões e danos à carroceria. Estamos desenvolvendo fornecedores nacionais para 25 itens, incluindo pneus, pastilha de freio, amortecedor, vidro, retrovisor, entre outros”, revela o empresário.

A Fever Mobilidade estreou no mercado em outubro de 2023 e, desde então, cerca de 70 veículos estão em operação pelo Brasil. “A primeira meta é ser reconhecido, até o final de 2025, como um fornecedor de confiança e de qualidade para quem quer um veículo de carga elétrico. Temos um line up que vai crescendo ao longo dos anos, mas a gente tem esse primeiro objetivo que é chegar ao final de 2027 com 18.500 unidades comercializadas”, avisa.

Aquisição x Aluguel

Fever TCOSegundo o CEO da Fever Mobilidade, os produtos da marca já contam com linhas de financiamento com taxas diferenciados pelos bancos Santander e Itaú. A companhia opera, ainda, com planos de assinatura dos veículos. Os triciclos podem ser customizados, também, para serviços de Pet Shop, Food Trucks, açougue, entre outras finalidades.

Fever FR 250

Os triciclos são mais seguros do que uma motocicleta, pois o condutor está protegido por uma estrutura em sua volta. Não tem escapamento para queimar a perna e o para-choques não é o próprio motorista. O fator proteção tem outra vantagem que se refere à chuva, que não molhará o condutor. O câmbio automático facilita a direção. O painel possui conectividade Bluetooth diretamente com o smartphone. Possui vários porta-trecos. O apoio lombar é fundamental para a ergonomia. Dessa forma, prevemos maior equidade na logística a partir do maior interesse das mulheres em trabalharem com este tipo de veículo”, argumenta Füchter.

Preços de compra dos triciclos

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Fever RAP FR250 Box

  • Para empresas – R$69.990,00
  • Para pessoa física – R$80.489,00

Fever RAP FR250 Pick Up

  • Para empresas – R$69.990,00
  • Para pessoa física: R$80.489.00

Fever RAP FR250 Cage

  • Para empresas – R$78.990,00
  • Para pessoa física – R$90.839,00

Fever RAP FR250 Pet

  • Para empresas – R$77.990,00
  • Para pessoa física – R$89.689,00

Fever RAP FR150 Frigo

  • Para empresas – R$79.990,00
  • Para pessoa física – R$91.989,00

Fichas técnicas

Fever RAP FR250

  • Uso de capacete: sim
  • Autonomia: 110km
  • Capacidade de carga: 250kg / 1600L
  • Smart cabine: tecnologia, segurança e conforto
  • Velocidade máxima: 45 Km/h
  • Emissão de gases: zero
  • Tempo de recarga: 20% a 80% 1,5h – 100% em 3,5h
  • Ambiente de carga: customizável
  • Conforto: câmera de ré e bancos ergonômicos ajustáveis
  • Segurança: travamento baú antirroubo
  • Garantia: 2 anos ou 50.000 Km
  • Ano / Modelo: 2023 / 2023

Fever RAP FR150 Frigo

  • Uso de capacete: sim
  • Autonomia: 75km
  • Capacidade de carga: 150kg/ 1000L
  • Smart cabine: tecnologia, segurança e conforto
  • Velocidade máxima: 45 Km/h
  • Emissão de gases: zero
  • Tempo de recarga: 20% a 80% 1,5h – 100% em 3,5h
  • Ambiente de carga: customizável
  • Multimídia: tela LCD 7″ com bluetooth
  • Conforto: câmera de ré e bancos ergonômicos ajustáveis
  • Segurança: travamento de baú e alarme antirroubo
  • Garantia: 2 anos ou 50.000 Km
  • Ano/ Modelo: 2023 /2023