GoodStorage aposta na logística reversa para crescer em 2024
24/04/2024 - Logística
Pequenos Centros de Distribuição são a aposta da GoodStorage para captar o mercado de e-commerce

Criada em 2013, a GoodStorage é uma empresa especializada na locação de espaços para armazenamento. No início, a marca nasceu para atender ao mercado B2C, uma extensão do lar dos clientes, entretanto, a demanda da cidade, muito por conta da explosão do e-commerce, mudou a rota nos últimos anos. 

A grande maioria dos Centro de Distribuição que atendem a distribuição urbana nas cidades, fica afastada do centro ou até mesmo em cidades próximas. O selfstorage chega como uma opção para encurtar a última milha das entregas e dar mais agilidade ao processo. 

Thiago Cordeiro, CEO e fundados da Goodstorage (foto) comenta como essa modalidade pode se encaixar no mercado de last mile, levando também em consideração a questão sustentável.

A aceleração do comportamento de consumo online, com a exigência de instantaneidade que tem acontecido nos últimos anos, exige do segmento logístico dos centros urbanos uma operação 24h. Quanto mais digital se torna a experiência do consumidor, mais as cidades precisam de infraestrutura para atender à demanda por entregas instantâneas.

Com os centros logísticos das empresas ainda concentrados fora da cidade, a operação logística, principalmente a reversa, é mais custosa e ineficiente. Sem contar o impacto para a sociedade na emissão de CO². A logística reversa tem como intuito exatamente tornar o consumo mais sustentável. E não há como fazer isso ser efetivo aumentando a quantidade de modais altamente poluentes para fazer longos percursos”.

Thiago Cordeiro, da GoodStorage

Panorama para 2024

Segundo dados da plataforma Statista, até 2029, o mercado de e-commerce deve ultrapassar os US$ 954 bilhões no mundo. 

EM NOSSAS MAIS DE 30 UNIDADES NA CAPITAL PAULISTA, CONTAMOS COM UMA FAIXA DE 40% NA MODALIDADE DE PESSOA JURÍDICA COMO LOCATÁRIOS, SENDO A MAIORIA DELES E-COMMERCERS.

“Nossos investimentos e crescimento nos últimos anos foram muito impactados por essas empresas. Apesar de termos nascido como uma marca B2C, focados em ser uma extensão do lar, a demanda da cidade por locais estratégicos para que empresas pudessem fracionar sua operação logística foi crescendo exponencialmente, principalmente pós-covid”. Comenta Thiago (foto).

Em 2023 a GoodStorage começou um plano de expansão que contou com um investimento de cerca de R$ 500 milhões para chegar a 273 mil m². Em abril de 2024 a marca conseguiu alcançar 320 mil m². “Para este ano, por exemplo, esperamos crescer 30% em receita, o que deve ser bastante impulsionado por esse mercado de logística reversa/logística verde”. Finaliza o CEO.

GoodStorage
Unidade do Campo Belo