Scania série 5 e série 6 – você já ouviu falar desses caminhões
17/04/2024 - Curiosidades

A conhecida série 3 da Scania marcou a indústria de caminhões e estradas brasileiras na década de 1990. Na sequência veio a Scania série 4, com inovações tecnológicas e novo design, chamando muita atenção e sendo outro sucesso comercial da marca. A partir de 2007 a nomenclatura por números caiu em desuso e a nova geração ficou conhecida como Scania PGR. Mas e se te disser que na verdade existiu uma série 5? E que também existiu a série 6? E o mais curioso é que existiram antes da série 2. Vamos conhecer a história desses caminhões.

 

Primeiramente foram modelos de configuração única, ou seja, vendidos apenas com motor V8 de 14 litros. Portanto, a nomenclatura oficial era 145 e 146 respectivamente. A Scania projetou esses veículos para clientes específicos, que utilizavam os caminhões para serviços mais pesados e que exigiam durabilidade.

O 145 foi criando em paralelo com o 140, porém era disponibilizado apenas na cabine avançada (ou bicuda). Como já mencionado, tinha um motor V8 de 14 litros e tração 6X4 em um bogie pesado de 24 toneladas com cubos redutores. Já o 146 foi uma versão reforçada do 141, com a mesma cabine avançada, motor V8 e mesmo sistema de tração com bogie pesado. A diferença entre eles estava ligada à versão do motor, já que o 145 tinha opção aspirado ou turbo com potência de 275 ou 350 cv, enquanto o 146 era somente turbo de 375 cv.

O 145 foi vendido entre 1975 e 1976 e o 146 de 1976 a 1981. Na ocasião da série 2 a Scania não diferenciou mais um caminhão para aplicações pesadas e não houve um sucessor direto (como um 147). No caso da série 2, tivemos o 142E por exemplo, já destinado a aplicações pesadas, que foi sendo melhorado com os anos. Poucas unidades sobreviveram e felizmente grande parte foi restaurada e encontram-se em coleções, sendo possível encontrar alguns nas exposições europeias.