Dois super caminhões de resgate Scania entram em operação na Holanda
16/04/2024 - Caminhões

A base aérea de Gilze-Rijen, na Holanda, tem uma grande movimentação de aviões comerciais e militares, e a frequência de pousos e decolagens é elevada. Por isso, o cuidado com a segurança é primordial em todos os momentos. Para ampliar a segurança dos usuários do local, acabaram de chegar dois novos caminhões de resgate, montados sobre modelos Scania.

Os dois caminhões são Scanias P540 B6x6N XT, com a menor cabine disponível, mas com o motor de 13 litros com a segunda maior potência da marca sueca. Além disso, são equipados com tração 6×6, e com o pacote XT, que garante mais robustez para operações severas, mesmo fora de estrada.

Os caminhões também tem cabine dupla, permitindo que até seis tripulantes sejam transportados em cada viagem.

Sobre o chassi foram instaladas carrocerias especiais de combate a incêndios da Rosenbauer/Kenbri, na versão ULF5300/135, com tanque de 5 mil litros de água, tanque de 300 litros para espuma, e tanque de 135 quilos de pó químico.

Eles ficam de prontidão em todo pouso e decolagem, para que, se algo der errado, entrem em operação imediatamente.

Nas próximas semanas, os operadores dos novos caminhões passarão por um processo de treinamento completo, para saber usar todos os sistemas disponíveis nos veículos. Além dos novos Scanias, a base aérea conta com caminhões de bombeiros Mercedes-Benz, picapes, e outros veículos especiais de segurança.